sábado, 20 de agosto de 2011

lixo

Chamamos comumente de lixo uma grande variedade de resíduos sólidos de diferentes procedências e que não nos serve mais. A sociedade moderna é consumista, vítimas consciente ou inconsciente desse sistema capitalista no qual você é o que tem. Consequentemente, o grande consumo gera grande producão de materiais descartáveis, o que contribui, e muito, para a elevada produção de lixo.

Existem várias formas de classificação do lixo. Para enquadrá-lo em uma determinada classe seguimos alguns critérios, onde os mais comuns são: umidade, composição, tipologia.

Quanto à umidade o lixo pode ser: seco ou molhado;
Quanto à composição o lixo pode ser: orgânico ou inorgânico;
Quanto à tipologia o lixo pode ser: residencial, comercial, industrial, etc.



Cada brasileiro produz em medida de 600 gramas a 1 quilo de lixo por dia. Se este número for multiplicado pela quantidade de pessoas que moram hoje no Brasil, os números são assustadores, mais de 240 mil toneladas de lixo produzidas diariamente.

Apesar de 45% deste lixo brasileiro ser reciclável (4% é metal, 3% é vidro, 3% é plástico, e papel e papelão somam 25%), o Brasil recicla apenas 2% do lixo urbano, segundo as fichas técnicas da Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). O restante do lixo vai para lixões (75%), aterros controlados (13%) e aterros sanitários (10%).

Fontes:

 Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE)- matéria publicada pelo BAND NEWS no dia 5 de junho de 2010. Link http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=311480 <acessado em 19/08/2011 às 09:00 >

Portal São Francisco. Link http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/classificacao-do-lixo.php <acessado em 19/08/2011 às 09:40 >

Nenhum comentário:

Postar um comentário