sábado, 27 de agosto de 2011

Semam inicia a retirada de 61 placas


                                      Equipes da Semam retiraram as placas na avenida (IANA SOARES ) 


O combate à poluição visual em Fortaleza chegou à avenida Senador Virgílio Távora e encontrou resistência. Há quinze dias, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) informou a 61 estabelecimentos comerciais: a sua placa/foto/faixa está ilegal, se você não retirar em duas semanas, a gente vem e faz o serviço. Ontem, a equipe da prefeitura tornou ao local para cumprir com a promessa. Guiados pelo técnico em controle e combate à poluição visual da Semam, Jeremias Queiroz, os trabalhadores serravam placas e desbancavam faixas ao som dos impropérios.


“Tanto ladrão solto, a prefeitura prejudica quem gera emprego”, reclamou o comerciante não-identificado. “Em geral, como avisamos antes, não existe reclamação. Sabem que estão errados. Mas, vez em quando, não levam numa boa”, relata o Jeremias. Do outro lado da rua, o jornaleiro de 40 anos, Gilberto Oliveira, balançava a cabeça: “Eu não concordo, acho injusto. O cara paga caro pelo aluguel do ponto, pode nem colocar placa!”.

À parada de ônibus, Patrícia de Melo, de 18 anos, a técnica de enfermagem de Tabuleiro do Norte, a 456 quilômetros da Capital: “É informação demais. A gente nem vê as placas de sinalização. Mas me incomodam mais as propagandas nada a ver. Quando é a placa do lugar mesmo, acho tudo bem”.

A mão de obra para retirada das 42 placas não dá conta em um dia apenas. Então a equipe da Semam retorna ao local para conclusão do trabalho a semana que vem - mais uma chance para quem foi notificado e se mantém irregular. Conforme Jeremias, as avenidas maiores levam entre quatro e cinco dias para o trabalho completo. Na Virgílio Távora, a retirada começa à Pontes Vieira e se estende até a Abolição.

Ação continuada

Todos os dias, conforme a Semam, existe retirada de faixas, placas e cavaletes com anúncios. As ações são realizadas através de denúncias populares ou estudos internos ao órgão. Para colaborar com o trabalho da Prefeitura, o citadino liga para 3452 6923 ou vai ao órgão em pessoa - avenida Deputado Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras. Quem usa Internet, tem a opção: www.fortaleza.ce.gov.br/semam, através do link “Denúncia Virtual”. Entre janeiro e julho, foram removidas 2.101 faixas, 3.692 placas imobiliárias, 147 placas especiais e 10.575 fotos.


ENTENDA A NOTÍCIA

Propagandear é direito garantido pelo mercado, mas exige civilidade. Quando o interesse atropela o bem-estar, o estado precisa intervir. A poluição visual das ruas esconde prédios históricos e placas de trânsito.

SAIBA MAIS

Propagandas

Placas afixadas pelos estabelecimentos em esquinas, devem ter recuo mínimo de cinco metros, contados a partir do limite entre a calçada e o terreno privado.

Caso as mesmas placas sejam luminosas, o recuo passa dos cinco para os quinze metros.

Placas afixadas pelos estabelecimentos de meio de quarteirão, devem ter recuo mínimo de um metro e meio, contado a partir do limite entre a calçada e o terreno privado.

Letreiros não são permitidos acima das lajes.

Letreiros pegados à fachada devem ocupar, como máximo, a metade da fachada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário