segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pássaros apreendidos no Aeroporto Pinto Martins podem custar preço de um veículo, diz Ibama


A Polícia Federal apreendeu 221 pássaros no Aeroporto Internacional Pinto Martins nesta segunda-feira (22). Os animais estavam com um pernambucano que vinha de Manaus. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o preço pago pelas aves é semelhante ao valor de um carro comum.


Os pássaros, 205 canários e 16 pintassilgos capa preta, estavam escondidos em malas. Dos 221, a PF identificou 10 mortos. Segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Ceará, Rolfran Ribeiro, o preço pago por cada pássaro é muito caro. “O valor de cada animal desse pode chegar ao valor de um automóvel”, diz Rolfran.

Procedência internacional

Ainda de acordo com o chefe de fiscalização do Ibama, os pássaros podem ter vindo de países como a Colômbia. Para se certificar da origem dos animas, o Ibama realiza uma vistoria para identificar os animais para serem enviados para seu habitat natural. “Provavelmente são da Colômbia e devem voltar para lá, pois não podem ficar aqui. Eles iriam causar um estrago na nossa fauna”, comenta  Rolfran Ribeiro.

Os animais apreendidos seriam repassados para um cearense ainda não identificado. As aves seriam usadas em rinhas de briga, segundo o Ibama. O pernambucano que estava com os animais deve responder por crime ambiental. Além disso, ele foi multado em R$ 130 mil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário