sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Passeio alerta para a preservação do rio Ceará


 Educadores passearam e conheceram a importância e a atual situação do Rio Ceará. Iniciativa faz parte de encontro que reúne, a partir de hoje, comunidades litorâneas do Estado

O verde que se estende além de onde a vista alcança margeia um dos mais importantes patrimônios ambientais do Estado. Berçário de diversas espécies marinhas e importante cenário da história cearense, o rio Ceará, porém, sofre com as ações do homem.


Alertando para a importância de se preservar o caminho d’água, educadores e profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc-CE) passearam ontem pelo rio Ceará.

“Este é um dos maiores patrimônios do Estado, mas, desde o nascedouro, sofre vários impactos, como uso e ocupação inadequada do solo, desmatamento do mangue, lixo”, cita o biólogo Joaci Araújo de Oliveira, integrante da ONG Aquasis, que protege os ecossistemas marinhos. Joaci comentou a situação ambiental do rio durante o passeio, parte do I Encontro Sesc dos Povos do Mar, que começa hoje, na Colônia Ecológica Sesc Iparana, em Caucaia.

Conhecendo o rio, os profissionais poderão compartilhar conhecimentos e contribuir para que o rio Ceará seja mais respeitado. “Queremos chamar a atenção para este lugar existe”, cita o coordenador de ação comunitária do Sesc, Paulo Henrique Leitão. “Vou conhecer e poder divulgar para os clientes que forem para o hotel”, cita a recepcionista Mônica Alencar, 32. “É mais um lugar para apresentar quando eles perguntarem o que tem para conhecer em Fortaleza”, lembra.

A professora Flávia Facundo, 38, comenta que o aprendido durante o passeio será base para atividades com os alunos da Educação Infantil. “A gente tem que ter conhecimento para repassar”, diz. “Vou propor atividades, pesquisas, debates”, comenta a professora Elenice Maria, 32.

Encontro

O evento que começa hoje reúne 48 comunidades litorâneas do Ceará que apresentarão experiências e discutirão os saberes do povo do mar. “Virão a família que inventou as areias coloridas, grupos de coco de todo litoral”, cita Paulo Henrique Leitão.

Segundo Leitão, iniciativas como o passeio promovido ontem podem resultar em atividades para proteção e divulgação do rio Ceará. “Queremos desenvolver ações para revigorar o espaço, seus aspectos históricos. Queremos incentivar o turismo de base comunitária”, defende.


ENTENDA A NOTÍCIA

O rio Ceará nasce em Maranguape e desemboca no mar em Fortaleza. São 30 km de extensão e a bacia hidrográfica tem cerca de 900 km². Segundo a Semace, apenas a nascente é balneável.

SAIBA MAIS

A ocupação das margens do rio Ceará é apontada pelo biólogo Joaci Araújo de Oliveira como causadora de muitos problemas ambientais.

“São comunidades sem infraestrutura básica, que colaboram com o desmatamento. E tudo reflete no rio”, lembra.

Joaci diz que os rios do Ceará estão assoreados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário