quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Programa incentiva preservação da Caatinga




A proposta tem como meta promover o desenvolvimento sustentável local e integrar estudantes e escola ao meio ambiente, especificamente ao bioma Caatinga
FOTO: SILVANIA CLAUDINO

Estudantes do ensino municipal da cidade de Crateús vão participar de projeto para integrar jovens e meio ambiente

Aulas de campo com os professores e alunos da rede municipal, visitas à Reserva Natural Serra das Almas, estudos sobre a sustentabilidade do bioma Caatinga, construção de dez viveiros educadores para produção de mudas nativas e frutíferas, oficinas de reciclagem de papel, implantação de 20 hortas pedagógicas e assistência técnica. Estas são as atividades que serão desenvolvidas nas escolas da rede municipal deste Município por meio do Programa "A Caatinga vai à Escola, a Escola vai à Caatinga", que contemplará alunos do sexto ano.

A proposta tem como meta promover o desenvolvimento sustentável local e integrar estudantes e escola ao meio ambiente, especificamente ao bioma Caatinga, característico desta região do Ceará.

"Com as inúmeras atividades que estão contidas no programa, pretende-se trabalhar com os educandos, docentes e comunidade os conceitos de fauna e flora nativa, resíduos sólidos, educação alimentar e desenvolvimento sustentável", relata o secretário municipal de Meio Ambiente, Wanderley Marques.

Convênio

A ação é fruto de convênio entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o GEF Mata Branca (Fundo Mundial para o Meio Ambiente) e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado (Conpam).

Nos próximos dias, as escolas do Município já começarão a vivenciar as ações. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a expectativa é que, por meio do programa, ocorra a formação de sujeitos ecológicos, que passem a conhecer e compreender o bioma Caatinga. "Por meio de estudos teóricos e práticas com conteúdos e metodologias específicas sobre o bioma Caatinga, acreditamos que estimularemos o amor ao ambiente em que vivem e passem a cuidar e preservar", pontua o secretário.

Para garantir resultados satisfatórios, o programa promoverá a aplicação de conteúdos ambientais ligados à realidade do Município, ajudando o aluno a perceber a correlação dos fatos e adquirir uma visão holística do ambiente em que vive. "É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente equilibrado e saudável", analisa Marques.

Semana

De acordo com o secretário, o programa já era uma ação que a Secretaria Municipal buscava concretizar no Município. A semente foi plantada na Semana do Meio Ambiente, realizada no mês de junho, quando vários momentos da programação foram voltados para a conscientização do jovem acerca das questões ambientais.

A parceria e a possibilidade de firmar convênio com as instituições chegou no momento oportuno. "Temos como foco das nossas ações o bioma Caatinga, que precisa ser conhecido, respeitado e preservado, especialmente por nós que aqui vivemos e o público jovem, como a nossa maior esperança de conscientização e preservação para as próximas gerações. Por esse motivo estamos sempre despertando e buscando formas de envolver esse público", completa Marques.

Reserva

Foi criada neste Município a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Nenen Barros, no Distrito de Monte Nebo, a 45Km da sede de Crateús. Para a criação, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou no Município consulta pública para a criação da terceira Unidade de Conservação classificada como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). De propriedade de José Wilmar Sabóia, a reserva possui 63ha e cumprirá as exigências contidas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Para o secretário, a iniciativa do proprietário traz inúmeros benefícios para a área e o próprio Município. "Estimulamos e apoiamos iniciativas como essa, em que todos seremos beneficiados, pois com a reserva será possível o desenvolvimento e a implantação de projetos de turismo ecológico".


Atividades

20
Hortas pedagógicas serão utilizadas para as aulas de campo do programa, além de aulas de campo com os professores, visitas à Reserva Natural Serra das Almas, dentre outras ações


MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Meio Ambiente de Crateús - Centro de Treinamento Rua José Saboia Livreiro, S/N
Telefone: (88) 3692.3315

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1038075 <acessado em 08/09/11 às 07:27>

Nenhum comentário:

Postar um comentário