segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sombra e tranquilidade para toda a família


O sossego e a sombrinha convidam para a partilha no Passeio Público. Piquenique e contação de histórias reúnem famílias e amigos na praça


Muitas famílias participam do piquenique no Passeio Público (FOTO: SARA MAIA ) 

“Amigo que desces a rua, não te assustes, não passes distante”. Os versos da música Passeio Público, de Ednardo, contam que por ali se ouvem fantasmas dos fuzilados por participação na Confederação do Equador, no século XIX. Nada mais próprio do que a composição para servir de aviso a quem passa, ainda receoso, em frente à Praça dos Mártires (conhecido como Passeio Público), no Centro.

Os “fantasmas” da insegurança e da prostituição já não habitam o lugar. Espaço que famílias e grupos de amigos precisavam para fazer do piquenique da manhã de domingo boa opção de lazer à sombra das árvores centenárias do Passeio Público.

Sentada no gramado, a pequena Ana Letícia de Morais, de um ano, conhecia a praça pelo tato. “Pelo ambiente e pela tranquilidade, resolvemos trazê-la para comer e brincar com as outras crianças”, conta a mãe Analaíde Fraga, 28. Ela lembra que as crianças “ficam muito dentro de casa” e que são poucos as opções tranquilas para se divertir ao ar livre.

Na sombra, a estudante de arquitetura Beatriz Rodrigues, 25, decidiu reunir os amigos ontem para comemorar o aniversário. “A gente sente falta disso em Fortaleza: da praça como ela deve ser usada”, aponta.

O Passeio de todos os públicos tampouco distingue gerações. Em visita à praça ontem, avó e filha trocavam lembranças sobre os lugares de suas memórias.

“Aqui tinha uma peixada famosa. Até hoje sinto o gosto do peixe”, relembra a pensionista Evani Nunes, 69. “Eu lembro das reuniões dos bandeirantes (escoteiros), das festas folclóricas que tinha aqui”, conta a filha Ana Lúcia Sousa, 46, advogada, que levou o filho Valdemar Nunes, 9, para conhecer a praça.

Domingo a domingo
Além do piquenique a partir das 9h, domingo no Passeio Público também é dia de ensaios abertos de grupos musicais, a partir das 15h.

Sábado é dia da feijoada vendida a partir do meio dia no quiosque. Às 12h30min, o lugar recebe apresentações de instrumentistas dentro do projeto “Sol Maior”, da Prefeitura. De segunda a sexta-feira, o Café Passeio abre das 11h30min às 15h para almoço self service. À disposição de todos os visitantes, o café oferece também um pequeno acervo de livros de autores cearenses, aberto a doações.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA
A Praça dos Mártires, que depois receberia a denominação de Passeio Público, é considerada a primeira praça de Fortaleza. Em 1824, líderes cearenses da Confederação do Equador foram fuzilados no local.
SERVIÇO

Piquenique
Quando e Onde: Todos os domingos, a partir das 9h. Rua Dr. João Moreira, s/n, Centro.

É bom para levar criança? É ótima opção, pois há espetáculos infantis. Muita sombra e vento.

Segurança: Segundo frequentadores, é muito seguro. Há guardas municipais no local

Banheiros: Dois banheiros químicos e um no Café Passeio, aberto ao público.

Outros serviços: Internet wi-fi (atualmente desativada, mas deve ser reativada em breve) e Café Passeio (deve abrir também aos domingos a partir do dia 25)

Dicas Além da comida, leve sacolas para recolher o lixo e toalhas para estender na grama. Evite estacionar na rua Dr. João Moreira, onde é proibido parar. A AMC tem multado os infratores.

Pontos de táxi Na esquina com a rua Senador Pompeu e no Mercado Central

Estacionamento Zona Azul com 20 vagas (Rua Barão do Rio Branco, ao lado da Santa Casa).

Linhas de ônibus (param em frente) 011.Circular I, 013.Aguanambi I, 042.Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu 061.Linha Central, 071.Antônio Bezerra/Mucuripe, 086.Bezerra de Menezes/Santos Dumont, 101.Beira Rio, 102.Vila Santo Antônio/Nossa Senhora das Graças, 110.Planalto das Goiabeiras, 111.Jardim Iracema, 112.Álvaro Weyne/Centro, 114.Cj Nova Assunção/Francisco Sá, 115.Jardim Guanabara/Francisco Sá, 833.Cidade 2000/Centro, 901.Dom Luíz, 903.Varjota, 905.Meireles/Centro, 906.Caça e Pesca/Serviluz/Centro

Entrada franca.
Outras informações: Café Passeio 3063 8782
Thiago Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário